Os gestores e anfitriões de propriedades de alojamento local utilizam muitas tecnologias diferentes para operar os seus negócios. Essas ferramentas de software geralmente incluem muitos dados, que podem ajudar a construir uma estratégia de gestão de receitas. Agora, mais do que nunca, tornou-se importante que os utilizadores compreendam que tipos de dados estão a ser utilizados para alimentar ferramentas que, em última análise, informam a sua estratégia de receitas. Os dados são usados para alimentar ferramentas de gestão de receitas, como preços dinâmicos e relatórios de análise de mercado.
Essas ferramentas são essenciais para o sucesso de qualquer administrador de propriedade ou anfitrião, e é por isso que gostaríamos de destacar como a Beyond usa diferentes tipos de dados na nossa plataforma. Mudanças recentes, implementadas por algumas agências de viagens online dificultaram o acesso de terceiros a dados recolhidos publicamente disponíveis, o que afetou a forma como as ferramentas de software de alojamento local usam esses dados.
Extraídos vs. Dados de origem - Qual é a diferença?
A Beyond usa dois tipos principais de fontes de dados para potenciar a nossa plataforma de gestão de receitas: dados extraídos e dados de origem. Os dados extraídos são informações “sacadas” de páginas da web, principalmente de agências de viagens online. Esses dados normalmente são menos informativos do que os dados de origem, embora possam fornecer informações sobre coisas como preços publicados e disponibilidade de calendário, que podem ser úteis para comparações de alojamentos. Os dados de origem são muito mais ricos e, na verdade, representam tarifas reservadas e ocupação reservada para alojamentos individuais, bem como informações sobre duração da estadia, prazo de reserva e muito mais. Em geral, a utilização de dados de origem é muito mais benéfica na tomada de decisões de gestão de receitas e na avaliação da procura do mercado.
Como os dados são extraídos?
A Beyond utiliza APIs para garantir uma integração segura e eficiente entre o nosso sistema e os das agências de viagens online. Além disso, a Beyond e outras ferramentas de software do setor usam esses dados extraídos para obter insights sobre dois dados do setor: preços publicados para alojamentos (diferentes das tarifas diárias médias) e disponibilidade de calendário.
No entanto, existem nuances nestes dados que impedem uma análise avançada, uma vez que os preços publicados não são indicativos de quanto os hóspedes pagaram por um alojamento e a disponibilidade do calendário não fornece uma percentagem de ocupação precisa. Isso é parte do motivo pelo qual a Beyond usa esses dados apenas para gerar insights de dados extraídos nas nossas ferramentas Custom Comp Sets e Market Insights. Os dados extraídos nunca foram e nunca serão usados na ferramenta de preços dinâmicos da Beyond porque, em última análise, não ajudam a fornecer informações valiosas sobre a procura do mercado que deveria controlar os preços.
Tal como acontece com quaisquer dados de terceiros (como dados extraídos), podem surgir problemas se os sites fizerem alterações estruturais na sua plataforma que possam afetar as capacidades de extração. Por exemplo, isto aconteceu recentemente com a Airbnb, que é frequentemente explorada na web por muitos fornecedores de tecnologia diferentes na indústria de viagens. A Airbnb implementou uma mudança que impactou a capacidade de extrair dados de preços por noite para alojamentos individuais. Algumas empresas de tecnologia de alojamento local foram severamente afetadas por isso – especialmente ferramentas de preços dinâmicos que dependem de dados extraídos para influenciar o seu algoritmo. Na Beyond, essa mudança impactou apenas as nossas ferramentas Comp Set e Insights, uma vez que nunca usamos dados extraídos nas nossas recomendações de preços dinâmicos.
As nossas equipas de produto e engenharia da Beyond perceberam rapidamente essa mudança e conseguiram implementar com rapidez uma correção que permite ao sistema recolher as tarifas por noite usando um processo de cotação de reserva. Essa correção garantiu que os nossos utilizadores tivessem acesso consistente aos dados de preços e disponibilidade para alojamentos da Airbnb nos nossos produtos e recursos Comp Sets e Insights.
Este incidente mais recente é um excelente exemplo da razão pela qual encorajamos todos os gestores de propriedades, gestores de receitas, anfitriões e proprietários a compreenderem como e que tipo de dados são utilizados para impulsionar os seus negócios através de ferramentas de gestão de receitas.
Uma nota sobre integrações
Uma maneira de entender como diferentes parceiros tecnológicos recolhem e gerem os seus dados é explorar como as integrações são construídas. O software de gestão de propriedades e o software de gestão de receitas geralmente integram-se com outros sistemas para partilhar informações e ajudar a implementar estratégias diferentes. Todos sabemos que dados “bons” são dados “limpos”, e tomar decisões estratégicas de negócios com base em dados imprecisos pode ser prejudicial para qualquer negócio. Os utilizadores precisam de ser capazes de compreender o que impulsiona as suas ferramentas e relatórios e se podem contar com fornecedores de dados para proporcionar resultados consistentes e eficazes.
Na Beyond, construímos cada uma de nossas integrações para enviar e receber dados dos nossos parceiros de tecnologia – garantindo que os utilizadores tenham uma conexão consistente entre os sistemas e utilizem informações atualizadas e precisas.
Abaixo algumas perguntas que devem ser colocadas aos seus parceiros de tecnologia sobre integrações:
- Cria integrações para enviar e receber dados da sua plataforma?
- Com que frequência sincroniza dados entre diferentes integrações? Alguma vez foi interrompido?
- Depende de integrações de parceiros terceirizados para operar os seus produtos?
Para obter mais informações sobre como a Beyond usa dados do setor, veja estes recursos:
- Desbloquear o poder dos dados: como a estratégia de clustering da Beyond atualiza os preços dos alojamentos locais
- Que dados alimentam os Insights?
Quer saber mais? Entre em contacto hoje mesmo!