Num cenário competitivo, os anfitriões Airbnb, anfitriões Vrbo e gestores de propriedades devem acompanhar as tendências do verão e as preferências dos hóspedes para se manterem à frente da concorrência e aproveitarem ao máximo este verão de 2024.
Na Beyond, o nosso acesso incomparável aos dados do mercado de alojamento local dá-nos uma visão antecipada de como será o verão para anfitriões e gestores em Portugal. Uma das tendências mais notáveis a ter em conta neste verão é o prazo médio de reserva. Este indicador ajudará os gestores de propriedades e anfitriões a estabelecer estratégias de preços avançadas e a evitar reservas de última hora.
O prazo da reserva permanece em 34 dias
Os hóspedes reservam agora as suas estadias com 34 dias de antecedência, tal como no ano anterior.
Ajuste as suas estratégias de preços de acordo com o prazo de reserva
34 dias como prazo de reserva reflete uma tendência alvo de reservas com espontaneidade e flexibilidade nos planos de viagem. Os fatores de prazos de reserva curtos podem ser:
- Esperar pelas ofertas de última hora
- A flexibilidade do teletrabalho permite decisões de viagem mais espontâneas.
- O aumento a confiança nas medidas de segurança em viagens
Os anfitriões e gestores de propriedades precisam de uma abordagem mais ágil e dinâmica para gerir reservas e estratégias de preços. Os modelos tradicionais de definir preços com meses de antecedência e esperar que os hóspedes façam a reserva podem não ser agora eficazes. Em vez disso, o foco deve mudar para a compreensão da dinâmica do mercado em tempo real e para a preparação de ajustar estratégias em tempo real.
Na Beyond, pode aproveitar as nossas análises de mercado líderes do setor para entender as reservas e as tendências de mercado específicas do seu mercado. Veja instantaneamente tendências de reservas específicas do mercado, canais de publicidade eficazes, comodidades de destaque e muito mais. Saiba mais sobre Insights de Mercado aqui
Estratégias para otimizar as suas estratégias de preços neste verão de 2024
1. Aproveite os sistemas de gestão de receitas
Investir num sistema avançado de gestão de receitas é mais importante do que nunca. Esses sistemas podem analisar grandes quantidades de dados, monitorizar as tendências de mercado e ajustar preços em tempo real para otimizar a receita automaticamente. Ao tirar partido da tecnologia, pode garantir que a sua estratégia de preços responda às mudanças no comportamento de reserva dos hóspedes, capitalizando a procura de última hora sem vender a sua propriedade antecipadamente. Melhor ainda, o uso de um sistema avançado de gestão de receitas pode até prever alterações com base nos dados de pesquisa do consumidor, atualizando automaticamente os seus preços antes que receba uma reserva incorreta.
2. Estratégias de preços flexíveis
Com as reservas dos hóspedes mais próximas das datas de viagem, é fundamental ter uma estratégia de preços flexível que possa ser ajustada com base nos níveis de ocupação, época do ano e até mesmo no dia da semana. Evite a tentação de aplicar um desconto na sua propriedade com muita antecedência. Em vez disso, monitorize os padrões de reserva e ajuste os preços para reflectir a procura à medida que esta se desenvolve. Considere implementar ajustes sazonais e baseados no tempo para ajudar a adaptar as suas estratégias de descontos de preços à medida que as tendências de procura mudam ao longo do ano no seu mercado.
3. Comunicação aprimorada
Dado o curto prazo de tomada de decisão, é vital garantir que os potenciais hóspedes possam encontrar rapidamente informações sobre a sua propriedade e reservar sem complicações. Agilizar o processo de reserva, desde a consulta até a confirmação, pode fazer a diferença na captação de reservas de última hora.
4. Oferecer incentivos para reservas antecipadas
Quando a tendência é para reservas de última hora, oferecer incentivos para quem reserva com antecedência pode ajudar a equilibrar o seu calendário de reservas. Descontos para reservas antecipadas, comodidades especiais ou políticas de cancelamento flexíveis para reservas antecipadas podem incentivar os hóspedes a comprometerem-se mais cedo.
5. Mantenha-se informado e ágil
Manter-se informado sobre as tendências do mercado e as preferências dos hóspedes é essencial. Fique atento às tendências de viagens, tanto globalmente quanto dentro do seu mercado específico, e esteja preparado para dinamizar as suas estratégias de acordo com as necessodades. A agilidade na resposta ao mercado é uma vantagem competitiva.
Novamente, é aqui que entra um sistema de gestão de receitas! Com recursos como Health Scores e uma grande variedade de dados de mercado, estas soluções podem ajudá-lo a garantir que saiba sempre o que está a acontecer no seu mercado.
Em suma, a gestão moderna de receitas para alojamento local envolve muito mais do que uma série de alavancas que os gestores precisam de utilizar. Implica uma abordagem holística, aproveitando soluções integradas para melhorar o desempenho geral do portefólio. A solução de gestão de receitas da Beyond destaca-se como fornecedor de tecnologia líder, oferecendo ferramentas para otimização de receitas, insights estratégicos e aumento de lucros para impulsionar o crescimento dos negócios de forma eficaz.
Conclusão
Os curtos prazos de reserva no setor de alojamento local são um sinal claro de que a flexibilidade e a adaptabilidade devem estar no centro da sua estratégia operacional. Ao aproveitar a tecnologia, usar estratégias de preços flexíveis e ficar atento à dinâmica do mercado, os gestores de propriedades e anfitriões podem ser bem sucedidos, mesmo com estas mudanças nas preferências dos hóspedes. Lembre-se, o objetivo não é apenas reagir às mudanças do mercado, mas antecipá-las e planeá-las estrategicamente, de modo a garantir o sucesso sustentado numa indústria em rápida evolução.
Pronto para ver quanto mais receita pode gerar com a Beyond? Inscreva-se hoje!