O que realmente está a acontecer neste verão nos mercados de Arrendamento de Curta Duração em Portugal? Com relatórios contraditórios, diferentes fontes de dados, e dados e tendências escolhidos a dedo, é difícil saber como se posiciona o seu negócio de alojamento local. No entanto, os nossos dados abrangentes de preços de centenas de milhares de alojamentos globais permitem-nos obter respostas mais definitivas sobre o desempenho do Arrendamento de Curta Duração (ACD) nos mercados de verão de Portugal.
Entraremos nos detalhes mais abaixo, mas a resposta abreviada: é complicado. Podemos ver imediatamente que os anfitriões de alojamento local e os gestores de propriedades necessitam de começar a usar novas táticas e estratégias para serem bem sucedidos neste cenário em constante mudança.
Uma chave para desbloquear mais dinheiro e ter um melhor desempenho no seu alojamento local neste verão? Dados de Pesquisa. Ao aproveitar os dados de pesquisa para impulsionar o preço do seu alojamento local, pode tomar decisões mais pró-ativas e informadas, e ver resultados tangíveis - O que lhe parece mais 9% na RevPAN (receita por alojamento disponível)?
Vamos analisar três macrotendências para os mercados de verão em Portugal este ano e como os preços baseados em pesquisa e insights avançados são essenciais para o seu sucesso.
Macro tendências de arrendamento de curta duração em Portugal este verão
Tendência nº 1: Aumento da oferta = Aumento da concorrência
O número de alojamentos em Portugal está aumentando enquanto aguardamos a implementação das novas regulamentações. Atualmente, existem cerca de 150.000 alojamentos no Airbnb em Portugal, o que representa um aumento de 15% em relação ao início de 2023.
Também podemos verificar que os alojamentos estão mais competitivos, com oferta de mais comodidades e novas estratégias para atrair melhor os hóspedes:
- 3 % dos anfitriões da Airbnb são Super Anfitriões (Superhosts)
- Existem 49.6K anfitriões da Airbnb nos Portugal
- 82% de Airbnb são casas completas e 17% são quartos
- 32% de Airbnb aceitam animais de estimação
Tendência nº 2: Gestores e proprietários a manter as Tarifas Diárias Médias mais altas
As tarifas médias diárias (ADR) em 2023 estão aumentando para o pico do verão e estão 15% abaixo do ano passado. As ADRs em julho e agosto são as mais altas, com um aumento de 13% e 22%.
Com base nestes dados, podemos ver que a maioria dos gestores de propriedades esperam conseguir reservas com tarifas altas. Também sabemos que os proprietários podem estar por trás destas tarifas otimistas, portanto, conversar sobre a mudança de preços é fundamental para poder ajustar a sua estratégia a tempo de capitalizar a procura atual.
Tendência nº 3: As Tarifas Diárias Médias mais altas afetam as taxas de ocupação
ADR and occupancy rates are increasing year-over-year: Occupancy is 12 % higher from last year at the same time, with +18% increase in August. Additionally, the occupancy rates have recovered pre pandemic levels, with 12% increase from June to September.
Com os dados de pesquisa a potenciar a sua estratégia, responder a macrotendências, como esta, será mais simples. Pode identificar como o seu mercado específico está a posicionar-se, o que os seus clientes em potencial estão a pesquisar e tomar medidas para se destacar da concorrência. Continue a leitura para perceber como combater essas tendências!
Responder a macrotendências com dados de pesquisa (+ exemplos!)
Com os dados de pesquisa a potenciar a sua estratégia de gestão de receita, pode aumentar as reservas e a receita porque, adianta-se a tendências como essas. Os dados de pesquisa são dados direcionados para o futuro, o que significa que a sua estratégia passa instantaneamente de reativa para proativa. Além disso, pode aprofundar os hábitos de reserva de hóspedes e o posicionamento do seu mercado específico, usando estes dados para sustentar a sua tomada de decisão e conduzir as conversações com os proprietários.
1. Evite Sacrificar Reservas
Os dados de pesquisa são um recurso valioso, que fornece informações sobre as preferências dos hóspedes em potencial, antes destes fazerem uma reserva. Ao analisar estes dados, os gestores de propriedade podem identificar tendências, ajustar as suas estratégias e evitar a perda de reservas. Por exemplo, se os dados de pesquisa revelarem que os hóspedes estão a pesquisar estadias mais curtas do que os requisitos mínimos estabelecidos, os gestores de propriedade podem adaptar as suas ofertas em função disso. Agora, os gestores de propriedades não precisam perder reservas em potencial.
2. Vença a Crescente Concorrência
Já sabemos que a maioria dos mercados está a enfrentar uma supersaturação, portanto vamos analisar e focar-nos nos mercados de Algarve, para perceber melhor como um gestor de propriedade pode mitigar este problema com dados de pesquisa.
No Algarve, a ocupação está 13% mais alta neste verão de 2023. Ao analisar a receita por noite disponível (RevPAN), que acompanha o ritmo destes mercados, face aos dois anos anteriores, verifica-se uma estagnação da procura, devido a um excesso de oferta de imóveis. Como resultado, o ritmo, a partir de agora até ao pico da época de verão, está a diminuir (-17% revPAN in 2023 vs 2022) .
Os gestores de propriedades que utilizam dados de pesquisa nas suas estratégias de preços já ajustaram as suas tarifas há semanas, tendo em conta esta tendência. Como resultado, são capazes de garantir reservas e evitar a perda de potenciais hóspedes. Ao confiar nos dados de pesquisa, os gestores de propriedade conseguem uma leitura mais realista e atualizada da procura futura, em vez de confiar apenas nos dados excessivamente otimistas ou desatualizados.
3. Aproveite ao máximo a procura existente
Com os atuais comportamentos dos mercados de arrendamento de curta duração, é importante que os gestores e anfitriões de propriedades consigam o máximo valor possível da procura existente nas suas áreas. Os dados de pesquisa da Beyond a sustentar a sua estratégia de gestão de receita, significam que suas tarifas se ajustam automaticamente em tempo real. Ao analisar as tendências a longo prazo e os padrões de pesquisa diária, o nosso algoritmo identifica, de imediato, as alterações, para que possa aparecer com o melhor preço. Também identificamos, instantaneamente, quaisquer novas alterações de procura - portanto, se um novo evento for divulgado e as pessoas começarem a aceder ao seu site, o nosso sistema aumenta o preço de imediato.
Para constatar esta evidência, vejamos um cliente real da Beyond, localizado na Algarve, que recentemente recebeu uma reserva, em junho, para um arrendamento de 3 quartos. Como está a usar o Preço com base na pesquisa, o nosso algoritmo posicionou o arrendamento com o melhor preço e a reserva foi 23% mais alta do que seria sem os dados de pesquisa. Isto é mais 10% do que no ano anterior, no mesmo mês. Na verdade, as tarifas diárias com o Preço com base na Pesquisa da Beyond apresentam um aumento de 15% nas tarifas médias diárias (ADR) das reservas feitas.
4. Saiba onde investir para obter o máximo retorno
Os dados da pesquisa revelam onde voltar a investir os seus lucros para obter o maior retorno. Como exemplo, vejamos o cliente da Beyond, Kauai Kahuna Vacation Rentals. Desde a implementação dos dados de pesquisa da Beyond, a equipa da Kauai Kahuna Vacation Rentals preza ter os dados para sustentar a tomada de decisões que irá gerar mais receita.
“Adicionar os dados de pesquisa à nossa gestão de receita é um ponto de viragem. Os primeiros dados sobre o que as pessoas estão a pesquisar, mostraram-nos que poderíamos faturar substancialmente mais por noite por unidades com ar-condicionado, o que é intuitivo, mas difícil. Os dados são uma ferramenta para tomar decisões, mais fiáveis do que a intuição”, referiu Daniel Landis, diretor geral da Kauai Kahuna Vacation Rentals. “Podemos quantificar o potencial aumento de receita, e estamos focados em usar estas informações, para conversar com os proprietários que estão em dúvida sobre a instalação de ar-condicionado, e temos os dados para sustentar porque devem fazê-lo.”
Neste momento, o mercado de arrendamento de curta duração pode parecer agitado, imprevisível e uma operação ininterrupta. É vital ter acesso às ferramentas e dados certos para acompanhar a procura e maximizar a receita. Os dados de pesquisa têm a capacidade de mudar radicalmente o seu negócio – é uma fonte definitiva de insights específicos para o seu mercado e os seus hóspedes, que suprime outros desnecessários relatórios e fontes de dados.
No cômputo geral, os primeiros utilizadores do novo recurso Search Data da Beyond têm mais 9% de RevPAN. Quanta mais receita pode gerar com a Beyond? Saiba mais em https://www.beyondpricing.com!
Pronto para começar?